REGRAS BÁSICAS
Viver em condomínio é um desafio e exige alguns cuidados com regras básicas de convivência. Então, aqui vamos ajudar a lembrar alguns cuidados que ajudarão a melhorar a convivência no condomínio.
Alguns assuntos são causadores das maiores reclamações, insatisfações e desentendimento nos condomínios. Então, importante observar essas situações para que a convivência no condomínio seja a mais harmônica possível.
MUDANÇAS
Antes de chegar ou sair do condomínio, faça seu agendamento e observe o horário permitido.
CHEGANDO Se estiver chegando no condomínio, o proprietário e/ou imobiliária precisam primeiro enviar a documentação para a Administradora do condomínio, que irá validar com o proprietário as informações e liberar o agendamento da mudança;
SAÍDA: Na saída é importante o agendamento, principalmente se o imóvel for alugado, pois você estará gerando um comprovante que está deixando o imóvel.
BARULHO
Esse é o tema de maior reclamação e conflito nos condomínios. Então, a atenção a esses pontos é o mais importante para que você possa ter mais harmonia na convivência com seus vizinhos.
- Coloque feltro no pé das cadeiras e mesas;
- Evite e cuidado ao arrastar os móveis;
- Evite andar de sapato de solado duro no
apartamento;
- De sua janela, nunca grite chamando alguém;
- Evite conversar em altura elevada e
gritaria;
- Evite que as criança brinquem dentro do apartamento correndo, com bola ou outros objeto que possa ocasionar ruídos, principalmente a noite;
- Som e tv, sempre com volume ambiente
e se possível use fones de ouvido;
- Entre 22:00 e 08:00, procure o silêncio
absoluto e redobre a atenção aos pontos colocados acima.
- Lembre-se que seu piso é o teto de um apartamento abaixo!
ANIMAIS
Os pets estão cada vez mais na vida dos
condomínios e são sempre bem vindos. Porém, eles não podem tirar o sossego, segurança e saúde dos demais moradores, chamados de 3S. Deixar o animal sozinho, mesmo durante o dia, também pode gerar problema se ele não estiver acostumado, pois poderá ficar latindo no apartamento.
CRIANÇAS
As crianças na legislação precisam de espaço para brincar e se desenvolver.
Porém, precisam de acompanhamento, mesmo dentro dos apartamentos.
Evite brincadeiras que gerem barulho
excessivo, mesmo antes das 22:00. Oriente que elas brinquem na área comum, de forma saudável, sem palavrões, gritarias e preservando às áreas comuns do condomínio.
LIXO
Quanto maior o condomínio, maior o desafio em organizar o local para o descarte de resíduos.
- Separe o resíduos que possam ser reciclado
- Acondicione em sacos apropriados e verifique se não está vazando quando for sair de seu apartamento.
- Caso haja vazamento de resíduo pelo caminho até a lixeira, você deve limpar imediatamente, ou avisar rapidamente a equipe da limpeza para auxiliá-lo.
- Na lixeira, acondicione sempre dentro dos recipientes e nunca jogue o saco de lixo no chão.
MANUTENÇÕES
Fazer aquele furinho na parede no final de semana parece inofensivo, mas desde que seja dentro do horário permitido. Então, olhe o regimento interno e na dúvida, pergunte antes para a portaria.
SUJEIRA DO PET
Ao sair com seu pet, ele pode não aguentar e fazer um xixi no caminho. Então, a dica é que você sempre leve um burrifador com desinfetante ou algum outro produto, que possa neutralizar o cheiro forte da urina.
Lembre-se que além de também sujar , a urina gera cheiro forte e tem alto poder de corrosão. Assim, limpar o xixi de seu pet é tão importante e respeitoso quando a obrigação de recolher as fezes!
Adote esse comportamento respeitoso!